CERTIFICADOS da XV ERBASE já disponíveis !

Programação WTICGBASE

14/04/2015 (terça-feira)        Sala Hong Kong
Horário   Título   Autor(es)
13:30 Módulo cooperativo de defesa para um time de futebol de agentes humanóides autônomos. Camila da Silva, Alan Soares, Emmanuel Argollo, Marco Antonio Simões, Diego Frias e Josemar Souza.
13:50 Uma automação para transmissão de comandos para um drone de baixo custo sobre a plataforma MultiWii. André Almeida Santos, E. Santos, Vitor Campos Cardoso, Luis Carvalho.
14:10 Ferramenta baseada em máquina vetorial de suporte para avaliação de risco por contaminação ambiental. Ramon Darwchi Menezes e Sergio Fred Andrade.
14:30 Evoluindo o projeto de robôs para liga de futebol Very Small Size Soccer. Gabriel da Cruz Santos, Ramon Merces, Fagner Pimentel, Flávio Sapucaia, Camila da Silva, Josemar Souza, Marco Antonio Simões e Diego Frias.
14:50 Superkick: uma vantagem competitiva para times de robôs bípedes jogadores de futebol. Sergio Souza Jr., Camila da Silva, Cláudia Elizabete Reis, Marco Antonio Simões, Diego Frias e Josemar Souza.
15:10 Posicionamento estratégico em situações de cobrança de escanteio para um time de futebol de robôs autônomos. Cláudia Elizabete Reis, Camila da Silva, Sergio Souza Jr., Marco Antonio Simões, Diego Frias e Josemar Souza.
15:30
INTERVALO
16:00
P2
17:00 Análise de desempenho da paralelização do cálculo da matriz de correlação com tamanho arbitrário utilizando GPU. Iris Andrade dos Santos, Chaina Oliveira, Carlos Alberto Estombelo Montesco.
17:20 Implementação de treinamento de HMM com os algoritmos Forward, Backward e Viterbi. Gabriel Soares e Maercio Costa.
17:40 Implementação e investigação de algoritmos computacionais paralelos para caracterização de imagens radiológicas de mamografia. Matheu Santos, Pedro Oliveira e Marcelo Honda.

15/04/2015 (quarta-feira)        Sala Hong Kong
Horário   Título   Autor(es)
08:30 Diagnóstico de desbalanceamento em equipamentos rotativos através da análise de vibração. Leonardo Figueira e Luis Carvalho.
08:50 Eficácia e correlação de descritores visuais para recuperacão de imagens de turismo. Vinícius Santana e Rodrigo Calumby.
09:10 Redes de colaboração: análise da coautoria em comunidades científicas disciplinares. Antonio Raphael Brito Meireles, Ingrid dos Santos Vilas Verde, Maria Andrade e Hernane Borges de Barros Pereira.
09:30 Universidade digital: um sistema ERP auxiliar para instituições públicas. Matheus Soares de Araujo, Diogo Silva, Yana Mendes e Italo Silva.
09:50 A utilização de jogos na educação matemática para crianças com deficiência visual e videntes. Rafael Macedo, Claudia Pinto Pereira Sena, Ana Jaize de Oliveira Silva Santos, André Fernandes e Gabriela Pinto.
10:10 CA2JU acelerado: uma ferramenta assistiva para previsão e correção automáticas de textos naturais. Flávio Santos, Carlos Mendonça Júnior, Hendrik Macedo, Marco Túlio Chella e Rosana Givigi.
10:30
INTERVALO
11:00
P3
12:00
ALMOÇO
13:30 Realidade aumentada como incentivo à interação social e ao raciocínio simbólico em crianças autistas. Pedro Vieira Paiva, Fabiane Queiroz, Diêgo Lima e Thiago de Sales.
13:50 Estratégia de redução de dados baseada em amostragem para redes de sensores sem fio tolerantes a atrasos com conexões intermitentes. Israel Vasconcelos, David Lima, Carlos Mauricio Figueiredo e Andre Aquino.
14:10 CA2JU ilustrado: uma ferramenta assistiva para conversão de pictogramas em texto natural. Carlos Mendonça Júnior, Flávio Santos, Hendrik Macedo, Marco Túlio Chella e Rosana Givigi.
14:30 Explorando dicionários visuais para recuperação de imagem por conteúdo. Bruno Sales e Rodrigo Calumby.
14:50 Adaptação de medidores de energia para rede inteligente sem fio. Ezequiel Netto e Thiago Barbosa.
15:10 Análise de métodos de processamento de imagens para reconhecimento facial utilizando fisherfaces em imagens sob condições desfavoráveis. Leone Jesus, Alan Deivite, Flávio Sapucaia, Fagner Pimentel, Josemar Souza, Marco Antonio Simões e Diego Frias.
15:30
INTERVALO
16:00
PN2
17:00 Avaliação do sinal da TV digital em Vitória da Conquista-BA utilizando equipamentos de baixo custo. Moara Brito e Mailson Couto.
17:20 Desenvolvimento de um sistema gestor para unidades de apoio a deficientes visuais: um estudo de caso. Noemi Honorato, Ygor Santos, Flavio Pereira e Danilo Souza.
17:40 Aplicação de lógica fuzzy na modelagem de um controlador de tratamento de petróleo multivariado. Fabrício Melo.
18:10 Sistema de gestão do conhecimento: etapas iniciais. Willians Oliveira, Claudia Pinto Pereira Sena, Diego Freire da Silva e Ricardo Sena Carvalho.

Entre em contato !

Para informações, críticas e sugestões utilize uma das formas de contato abaixo.

Grupo de Pesquisa em Sistemas Distribuídos, Otimização, Redes e Tempo-Real (GSORT)
Rua Emí­dio dos Santos, s/n.
Barbalho – Salvador Bahia.
CEP: 40301-015. Bloco A. 3o andar.
Tel: (71) 2102-9457.
GSORT

O GSORT é um grupo de pesquisa da área de Ciência da Computação, formado por pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBa). Tem como objetivo realizar pesquisa e desenvolvimento (P&D) na área de Ciência da Computação, com ênfase nas linhas de pesquisa do grupo, fomentando o crescimento estratégico de ciência e tecnologia (C&T) no estado e no paí­s.

IFBA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBa), criado pela Lei nº 11.892/2008, é resultado das mudanças promovidas no antigo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA). Com tradição centenária no ensino técnico-profissional e há mais de uma década no ensino superior, o Instituto atua em sintonia com as demandas profissionais do mundo do trabalho, contribuindo para a cultura empreendedora e tecnológica do estado.

Envie-nos um e-mail

Ou siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2015 GSORT/IFBa

Fotos do site: Igreja de Santo Antônio. Por Thiago Vieira. Licenciada sob a CC BY-NC 2.0. Bando Cumatê.